26 de julho de 2008

Walter Orthmann: 70 anos de trabalho na RenauxView


Autores: Saulo Adami e Tina Rosa
Ano de Lançamento: 2008
Gênero: Biografia
Número de Páginas: 136
Situação: à venda, RenauxView

Contratado há 70 anos pela Indústria Têxtil Renaux S.A. (atual RenauxView), Walter Orthmann testemunhou avanços e conviveu com altos e baixos do setor. Nada o desanimou em sua trajetória de vida e de trabalho, nem o desvio de seus objetivos, tanto como cidadão quanto como operário de uma das mais conceituadas indústrias do país. Sua fé inabalável na potencialidade da empresa e na capacidade de seus colegas de trabalho fez dele um símbolo da resistência do mercado diante de barreiras e incertezas. Por isso, 70 anos depois de ter assinado seu primeiro (e único) contrato de trabalho, o gerente de vendas Walter Orthmann ainda se emociona ao saber que as metas foram alcançadas ou quando alguém da equipe tem seu trabalho reconhecido e seu talento premiado. Isso porque ele é apaixonado pela empresa, pelo trabalho e pela vida.
Links Relacionados
Notícias
Homenagem da indústria têxtil ao trabalhador mais antigo do país
Depois de aparecer no Fantástico no início do ano e na edição deste mês da revista Trip deste mês como 'o trabalhador mais fiel do mundo', o profissional Walter Orthmann, da RenauxView, terá mais um dia de celebridade. Ele receberá nesta quita-feira (29) uma homenagem da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil, entregue pelo presidente Aguinaldo Diniz Filho. Orthmann tem sete décadas de carteira assinada na RenauxView, e aos 86 anos, nem pensa em parar. Todos os meses ele viaja para o Nordeste, região em que é gerente de vendas.
Quando aos 16 anos o jovem Walter Orthmann ingressou como “estafeta” na empresa RenauxView, de Brusque, SC, certamente não imaginava que ficaria por tanto tempo na empresa, fundada em 1925 e que produz fios e tecidos para o mercado de moda.
Falante e dinâmico, se adaptou às mudanças na empresa, mas ainda conserva hábitos como o de escrever à máquina. O feito de Orthmann, sem paralelo na história laboral do país, foi registrado pelo instituto RankBrasil, no livro de recordes brasileiros. Ele só não entrou para o Guiness Book porque na Itália existe uma pessoa com um ano a mais de registro, aos 13 anos em uma empresa de família, mesmo sem nunca ter trabalhado lá.
Orthmann também ganhou uma biografia com histórias de sua vida pessoal e profissional, preparada em sigilo por historiadores de Brusque.
O mundo fashion também prestou sua homenagem. Em uma visita à empresa, para escolher tecidos para sua coleção, o estilista Ronaldo Fraga conheceu a história de seu Walter e ficou encantado. A 25ª coleção, apresentada em janeiro na SP Fashion Week, trouxe o tema “Loja de Tecidos”, e teve seu Walter como personagem estampado em sacolas que foram presenteadas aos convidados. O homenageado estava na primeira fila, para ver e ser visto, e foi alvo de tietes no bakstage – entre eles o apresentador Zeca Camargo.

Nenhum comentário: