26 de julho de 2008

De amor e de saudade: o diário do vovô na Guerra


Autor: Saulo Adami
Ano de Lançamento: 2007
Gênero: Biografia
Número de Páginas: 170 páginas
Situação: 1ª edição esgotada

O livro resultou da transcrição do diário escrito por Moacyr Paranhos durante sua participação na II Guerra Mundial na Itália. De conteúdo inusitado e escrito de forma peculiar, apresenta um cotidiano de guerra com leveza, valorizando aspectos humanos, como a gentileza e hospitalidade do povo italiano, e geográficos, com a descrição poética e rica em detalhes que fez dos numerosos lugares por onde passou.
Antes de registrar o amargor da guerra, fez um relato de viagem, temperado por um jeito espirituoso de ver a vida. Assim era o Vovô Moacyr, alegre, brincalhão, perfeccionista e detalhista. Amante da cultura, de bons vinhos e de uma bela macarronada. Assim, com simplicidade, transcreve em seu diário, momentos que certamente ficaram marcador por toda a sua vida.

“Bonita praia, cheia de ruínas de trincheiras e munição espalhada por toda parte”, Moacyr Paranhos, ao chegar numa praia em Tarquinia, Itália.

Um comentário:

Luciano FF disse...

Gostaria muito de comprar este livro, ois estou escrevendo a biografia de um piloto da FAB na Italia, Ten.Av. ROberto Brandini. O autor cita Tarquinia, onde ficou o Grupo de Caça ateh Dezembro de 1944. Abraço.