2 de dezembro de 2009

Brusque Polonesa



Autor: Celso Deucher

Ano de Lançamento: 2009

Gênero: História

Número de Páginas: 264

Sessão de autógrafos: 28 de novembro de 2009, na 2ª Vitrine Literária Polônica do Brasil (Curitiba-PR).

Preço: R$ 25,00

Mais informações: celsodeucher@hotmail.com

Esta obra é a soma das diversas visões da história dos 140 anos de imigração polonesa em Brusque e consequentemente na América Portuguesa, já que o município é considerado o “berço da imigração polonesa no Brasil”. É a união das lembranças vividas e preservadas pela memória oral dos descendentes poloneses, ainda hoje entre nós. Este livro pretende proporcionar ao leitor uma visão mais abrangente da epopéia que envolveu a vinda desta etnia para a América Portuguesa. Para que estas histórias viessem à tona, o autor entrevistou diretamente 55 pessoas, resgatando a história das famílias Walendowsky, Witkowsky, Imianovsky, Civinski, Szpoganicz, Graczcki, Kogikowski, Petrusky, Zielinski, Iunceck, Dubiella, Jaraceski, Kriscinski, Visnheski, Badura, Podiatski, Voitina, Rubik, Wilamoski, Slomsky, Hartke, Marchewsky, Nasguewitz, Michalski, Lepeck, Lenartovicz e Haacke. A pesquisa se completa com um registro inédito de outras mais de 150 famílias polonesas residentes em Brusque em 2009.

3 comentários:

CARLOS REGIS disse...

MEU NOME É CARLOS A REGIS SOU NETO DE NAYR NASGUEWITZ, MORO EM PILAR DO SUL SAO PAULO, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA COMPRAR UM EXEMPLAR DESTE LIVRO BRUSQUE POLONESA, POIS SOU DESCENDENTE DA FAMILIA NASGUEWITZ, E VOU COLOCAR EM MEU FILHO ESTE SOBRE NOME NASGUEWITZ, GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SEM MAIS ESPERO RESPOSTAS, OBRIGADO PELA SUA ATENCÃO.

Francisco Aurelio Nasguewitz disse...

Meu nome é Francisco Aurelio Nasguewitz e sou filho de Euclides Nasguewitz(Irmão da tia Nayr)e Rosa T. Nasguewitz.
Você pode entrar em contato comigo através de meu e-mail:
aurelio.n@brturbo.com.br
Moro em Brusque-SC.
Acho que deve ter este livro a venda por aqui.Vou pesquisar.
Abraços.

Unknown disse...

Boa tarde! Meu nome é Marcela Linartevis, sou neta de Francisco LENARTEVICZ, estou pesquisando sobre minha família, nos registros que tenho o sobrenome do meu avô aparece assim, quero adquirir o livro pois tenho interesse em saber se a família LENARTOVICZ é a mesma do meu avô, vindo da Polônia, ainda criança.